Testes Detalhados Revelam que o Autodesk Inventor tem Ofuscado o Solidworks – Parte 3

PROJETO DE MOLDES DE INJEÇÃO PLÁSTICA

Continuando com a parte 3 dessa série que mostra as diferenças entre Solidworks Premium 2011 e o Autodesk Inventor Professional 2011, foi avaliado a capacidade de conceber e validar moldes para injeção de plástico.

Há 3 aspectos principais na concepção de um projeto de molde para peças plásticas:

1. Utilização de um modelo 3D para criar o núcleo, macho e cavidade do molde;

2. Engenharia e projeto de multiplos componentes do molde;

3. Validação do molde, atestando que ele pode fabricar peças com alta qualidade.

AS PRINCIPAIS DIFERENÇAS DESCRITAS ABAIXO

O Autodesk Inventor prevê uma vasta biblioteca padrão com moldes e componentes, além de ferramentas automatizadas para a divisão do macho e cavidade, e projetos de canais de distribuição, pontos de ataque, sistemas de refrigeração e ejeção. Com a aquisição da Moldflow, há a possibilidade de simulação da injeção, que permite que o projeto seja testado, aperfeiçoado e validado para produzir componentes de altíssima qualidade.

O Solidworks possui uma funcionalidade de extração de macho e cavidade, mas a capacidade automatizada de construção de molde finaliza aí. Não há ferramentas de projeto automatizado e nem biblioteca de componentes, o que torna o projeto totalmente manual e ineficiente. Sem recursos internos de simulação de injeção de plásticos, as empresas tem de adquirir algum software terceiros, como o próprio Autodesk Moldflow, muitas vezes a um custo significativo, para validar seus projetos e construir um produto de qualidade.

O QUE É IMPORTANTE NUM PROJETO DE MOLDE DE INJEÇÃO PLÁSTICA?

– Balanço de velocidade na concepção do molde, garantindo simultaneamente de alta qualidade.

– Projeto de componentes de molde incluindo canais de injeção dos materiais plásticos, refrigeração do molde, e ejetar a peça acabada.

– Interação do projeto do molde com a simulação para se chegar a um projeto ideal.

DIVIDINDO MACHO E CAVIDADE

O resultado deve dividir o molde em 2 partes: o macho e a cavidade.

O Autodesk Inventor utilizou-se de um misto de recursos automatizados e manuais. Superfícies com furações simples e perfis foram criados automaticamente, aumentando a produtividade. Caminhos específicos e complexos foram criados utilizando ferramentas de superficie.

O Solidworks também utilizou-se de ferramentas automatizadas e manuais para a extração do macho e cavidade.

Os dois sistemas são comparáveis em termos de capacidade. O Solidworks exigiu algumas interações a mais, mas ambos extraíram macho de cavidade aceitáveis. O Solidworks gerou uma forma triangular estranha na area a ser removida, mas foi temporário e nao afetou o modelo final.

Clique aqui e veja o video do Inventor.

Modelo no Solidworks.

ENGENHARIA DO MOLDE

Os testes realizados foram: Projeção dos canais de distribuição, um canal em forma de submarino, inserir uma base de molde de tamanho adequado, inserir uma bucha de pino, projetando os canais de refrigeração, anexando os encaixes de tubulação dos canais de refrigeração e adicionar ainda os pinos ejetores.

O Autodesk Inventor completou essas tarefas utilizando-se de um fluxo de trabalho contínuo, para o projeto do molde, com uma biblioteca com bases de moldes e componentes padrão, bem como ferramentas que automatizavam o projeto dos canais de injeção e refrigeração, pinos ejetores e etc.

Imagem do Inventor – Pino Ejetor

Imagem do Solidworks – Pino Ejetor

O Solidworks nao tinha funcionalidade interna para o projeto dos moldes de injeção. Todos os componentes padrão precisavam ser localizados e trazidos de centros de conteúdo externos ou sites de fornecedores, um processo demorado. Todos os modelos foram feitos manualmente, pois não há ferramenta automatizada para o processo. De acordo com a Technicom, esse processo é tedioso, trabalhoso e pouco produtivo para o usuário. Apesar disso, também foi possível projetar a base do molde também.

Veja o vídeo do Inventor e do Solidworks

VALIDANDO O PROJETO DO MOLDE

Para validar o projeto para a fabricação é necessário avaliar se o plástico vai conseguir encher toda a cavidade, conforme projetada, com qualidade aceitável. Em seguida foi avaliada a posição dos pontos de ataque, as armadilhas de ar e as linhas de solda e por ultimo uma análise de encolhimento.

O Autodesk Inventor inclui a simulação com o Moldflow, incorporado ao fluxo de trabalho do projeto do molde, e utilizou-se desse recurso para simular o enchimento da cavidade, de vários moldes e seus respectivos sistemas de canais para validar a fabricação. Fez também a simulação de encolhimento para garantir que as cavidades tenham sido projetadas e dimensionadas a modo de nao depender do fornecedor do material.

O Solidworks nao possuía nenhum recurso para simulação e, portanto, não tinha nenhuma habilidade de validar o projeto do molde, o que pode acarretar em problemas na fabricação, aumentando custos, retrabalhos. Nenhum software interno ou sem custo foi encontrado para realizar as simulações.

Os usuários do Solidworks podem utilizar-se do Autodesk Moldflow para essa simulação. Mas essa análise de softwares não está levando em conta custo extra por softwares terceiros. Somente está sendo comparado o Autodesk Inventor Professional e o Solid Works Office Premium. Por isso não há vídeo do Solidworks executando a simulação.

O próximo post da série examinará a concepção e análise de um pino de engate em um conjunto hidráulico.

Tenham todos uma feliz páscoa! 😀

FONTE

Sobre NeiJC

Desde 2005 trabalhando com tecnologia, ajudei várias empresas a dimensionar e escolher softwares para seus departamentos de projetos e engenharias, principalmente no mercado de móveis, manufatura, engenharia, construção e indústria alimentícia. Como resultado do meu trabalho, as empresas obtiveram economia de tempo de projeto e, consequentemente, redução de tempo de orçamento e produção. Hoje, desenvolvo soluções customizadas para necessidades específicas de automação de projetos e integração CAD e ERP.
Esse post foi publicado em autodesk, comparação, Solidworks e marcado , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário