Testes Detalhados Revelam que o Autodesk Inventor tem Ofuscado o Solidworks – Parte 6

INTEROPERABILIDADE E MODELAGEM DIRETA

Sexta de oito partes. Mais algumas semanas chegaremos ao final dos nossos posts. Tenho recebido felicitações pelos posts e agradeço a cada um que tem se manifestado. Obrigado!

Hoje vou falar sobre a capacidade dos softwares em importar modelos mecânicos do CATIA e realizar alterações no modelo importado. Para finalizar, faremos o desenho técnico do modelo final.

Para examinar essa interoperabilidade, a Technicom testou a capacidade dos software em importar uma peça do CATIA, modificar a peça importada e criar uma validação precisa com um desenho em DWG para comunicação com os fornecedores.

O exercício foi realizado com uma campainha de casa. Os modelos estão em formato de CATIA e IGES.

As Diferenças Chave que Você Verá nesse Teste

O Autodesk Inventor permite a importação da maioria dos formatos CAD bem como de formatos neutros. Trabalhar com dados importados através do Autodesk Inventor Fusion (agora parte integrante de todos os softwares Autodesk 2012, como o próprio AutoCAD) permitem a alteração das geometrias com modelagem direta. Criar formato DWG não é problema, pois o Inventor usa formato nativo em DWG como padrão nos desenhos criados a partir de um modelo 3D.

O Solidworks pode importar e exportar uma grande variedade de formatos, mas não consegue importar uma geometria nativa do CATIA, que tem que ser transformado em um formato neutro de arquivo – observo que os softwares pertencem à mesma empresa, a Dassault Sistémes. Possui também ferramentas para alteração de geometria, como o Feature Recognition e Move Face. Por ultimo, os desenhos DWG não são associativos com DWG, o que implica numa perda de tempo enorme para limpar e corrigir erros no desenho para enviar aos fornecedores. Nesse teste, a associatividade do Solidworks com DWG não funcionou, todavia o Solidworks possuia essa função nas versões passadas. A versão avaliada pela Technicom foi a SW2011 apenas.

O que é Importante na Interoperabilidade

  • Leitura direta de dados de outros sistemas – nesse caso CATIA – ao invés de realizar vários passos de conversão, ocasionando erros nesse processo.
  • Compartilhamento rápido dos projetos com clientes, fornecedores e outros departamentos que utilizem diferentes sistemas CAD.
  • Ler e salvar arquivos nativos em DWG para produção, e publicar projetos em formato que clientes possam utilizar em suas próprias aplicações.

OBSERVAÇÕES

Importando uma Geometria do CATIA

O resultado desejado nesse passo é ter um arquivo do CATIA V5 importado dentro do software.

O Autodesk Inventor leu o arquivo do CATIA diretamente e abriu o modelo sem problemas.

O Solidworks não foi capaz de ler o arquivo nativamente e requer um plugin com custo adicional para importar o modelo diretamente. Para realizar os testes posteriores, foi utilizado então um arquivo em formato IGES que foi importado, esse sim, sem problemas. Esse é um dos maiores problemas que as industrias de fornecimento à industria automotiva e aeroespacial enfrentam, pois necessitam constantemente abrir arquivos de CATIA.

Modificando a Geometria Importada

Esse teste examinou a habilidade de cada software em realizar pequenas alterações no sólido “burro” criado a partir do desenho importado.

O Autodesk Inventor realizou as alterações necessárias utilizando o Inventor Fusion. As alterações foram realizadas tranquilamente e depois foi utilizado o Change Manager para transformar o sólido “burro” em um arquivo de Inventor.

O Solidworks não teve maiores problemas para realizar modificações diretas na parte importada. A função Feature Recognition foi utilizado para realizar as alterações nas placas e furos, conforme requerido.

Nesse caso foi tão fácil quanto no Inventor, que precisou de uma forte interação com o Inventor Fusion.

Criando um Desenho Técnico em DWG

Esse teste envolveu a criação de um desenho em formato DWG, em uma vista 2D, fazendo alteração do 3D e atualizando o desenho DWG automaticamente.

Mensurando o DWG resultante do Inventor

Mensurando o DWG resultante do Solidworks. Note que há dimensões incorretas em escala incorretas.

O Inventor criou o desenho técnico em formato DWG nativo e nenhuma conversão foi necessária. O arquivo foi aberto no AutoCAD e apresentado EXATAMENTE como foi feito no Inventor. Depois de realizadas as modificações no modelo 3D, a versão em DWG foi automaticamente atualizada.

O Solidworks foi capaz de criar o DWG para exportar para os fornecedores, mas não teve total associatividade com o modelo 3D do Solidworks. Adicionando dimensões ou pegando mensurações na escala em vista resultou que o desenho não foi escalado corretamente na vista. O Solidworks adicionou uma dimensão que mostrava 64mm, enquanto o correto era 32mm.

Veja os vídeos dos softwares desempenhando essas tarefas no post original, o blog do Ray Kurland, da Technicom.

No próximo post será realizado um projeto de automação e criado os desenhos do resultado.

Fique ligado! 😉

Sobre NeiJC

Desde 2005 trabalhando com tecnologia, ajudei várias empresas a dimensionar e escolher softwares para seus departamentos de projetos e engenharias, principalmente no mercado de móveis, manufatura, engenharia, construção e indústria alimentícia. Como resultado do meu trabalho, as empresas obtiveram economia de tempo de projeto e, consequentemente, redução de tempo de orçamento e produção. Hoje, desenvolvo soluções customizadas para necessidades específicas de automação de projetos e integração CAD e ERP.
Esse post foi publicado em inventor, Solidworks, technicom e marcado , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário